A apresentação de um
site especialmente dedicado ao estudo dos vários factores que causam alergia a nível do ambiente, representa para a SPAIC um passo em frente na relação médico - doente, porque a partir de agora toda a população portuguesa poderá obter informações importantes e solicitar esclarecimentos, referentes aos factores que influenciam a sua doença alérgica, nomeadamente no que diz respeito à rinite alérgica e à asma.
Através do site os utilizadores poderão obter informações em tempo real sobre alguns dos factores ambientais, nomeadamente os pólens a nível nacional bem como fazer perguntas e obter respostas directamente dos especialistas em alergologia. De salientar que as alergias respiratórias afectam cerca de um terço da população portuguesa, estando sub-diagnosticadas e sub-tratadas, porque a maioria dos doentes não procura o médico, e a prevenção permite melhorar a qualidade de vida e reduzir os custos.
Sabe-se que rinite e asma coexistem frequentemente, e estudos recentes referem que a rinite é um fenómeno quase universal em doentes com asma alérgica. A asma aparece três vezes mais nos indivíduos com rinite do que naqueles que nunca tiveram sintomas nasais. Tudo isto significa que a rinite é factor de risco para a asma.